Translate

quinta-feira, 4 de março de 2010

A cabaça usada como remédio.


Às vezes algumas curas chinesas de Feng Shui são difíceis de explicar para um cliente ocidental. Uma delas, a mais difícil, eu creio, é o uso da cabaça como forma de cura para a energia da Estrela 2, uma estrela que traz doenças, em algumas combinações. Essa explicação a seguir foi tirada do site terapiadeambientes.com da arquiteta Aline Mendes e escrito por Master Joseph Yu:

“Um popular termo de Feng Shui usado pelos mestres de Feng Shui é "cabaça". Muitas pessoas não compreendem porque este objeto é usado e clamam: "Superstição!". Isso ocorre porque elas não tem conhecimento algum do Yi Jing.
O antigo sábio Fu Xi observou as imagens no Céu e as leis na Terra, examinou os sinais em pássaros e quadrúpedes, estudou a adequação do solo. Ele relacionou as partes de seu corpo mais acessíveis e vários objetos mais distantes, e os classificou em oito categorias conhecidas como trigramas. Isso serve para mostrar a maravilha da criação e comparar as características de várias coisas.
Há oito trigramas e cada um representa coisas reais e abstratas. Um dos oito trigramas é Dui. Uma das muitas representações de Dui é colher o fruto pendente de uma trepadeira. Dui também é metal suave. A parte do corpo representada por Dui é a boca. Além disso, Dui do Céu Primordial é Xun no Céu Posterior. Um objeto assim, que representa o trigrama Dui, é uma cabaça seca e com uma boca aberta. O fruto seco possui uma cor amarelo-dourada que representa metal.
Qual é, então, o uso do trigrama Dui? Sabemos que a energia de doença é representada pela estrela número 2, ou o trigrama Kun.
Mudando a primeira e a segunda linhas de um trigrama obtemos a estrela Ju Men, ou Tian Yi (Médico Celestial). Quando mudamos a primeira e a segunda linhas do trigrama Kun, obtemos exatamente o trigrama Dui. Por este motivo a cabaça é usada para curar doenças.
Não é uma coincidência que antigamente os médicos na China usassem a cabaça como recipiente para medicamentos.
Os antigos sábios classificavam os objetos de acordo com os oito trigramas. Os mestres de Feng Shui no passado analisavam o qi usando as transformações dos trigramas. As curas são igualmente baseadas nas relações entre os trigramas, e não apenas nos cinco elementos! Você pode ver, portanto, que a cabaça seca verdadeira é mais eficiente do que uma réplica em cobre. Isso não é uma superstição, como muitos pensam.”

Eu encaro a cabaça de outra forma: o trigrama Kun é a mãe na genealogia dos oito trigramas, e é uma mãe normalmente malévola, exceto no período 2, quando ela é a Estrela Regente ou em algumas situações especiais. A cabaça tem a forma de um útero e esse útero absorve a energia das doenças. Uma vez por mês é preciso jogar sal grosso dentro da cabaça, agitar e jogar o sal fora para que a cabaça continue fazendo seu papel.Comecei usando em minha casa e uso essa cura há 12 anos porque funciona muito. Como é difícil de achar para compra, planto no meu Rancho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.