Translate

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Feng Shui no ambiente de trabalho.

O Feng Shui é uma combinação de arte e ciência, praticada na China há mais de três mil anos, cujo objetivo é manipular as energias do ambiente para que ele exerça a melhor influência possível sobre seus ocupantes. Ele pode ser trabalhado com igual eficiência em residências e ambientes de trabalho.
Harmonia e equilíbrio são importantes conceitos que, quando aplicados ao local de trabalho, promovem um ambiente de cooperação, aumentando a produtividade e, mais importante, potencializando energias positivas para a empresa.

Entre os benefícios que podem ser obtidos por profissionais e empresas através do Feng Shui, temos:

1. Melhor entrosamento da equipe
2. Maior produtividade
3. Mais oportunidades para a empresa e para os profissionais
4. Melhor relacionamento com clientes
5. Diminuição da inadimplência e mais rapidez no retorno financeiro
6. Redução de faltas por problemas de saúde
7. Maior satisfação dos empregados com o ambiente de trabalho
8. Mais visibilidade, fama e melhor reputação profissional
9. Suporte emocional para funcionários e chefes
10. Solução e prevenção de problemas jurídicos

A aplicação do Feng Shui é possível em variadas fases, desde a implantação, até depois de instalada a empresa. Um profissional qualificado pode auxiliá-lo nas seguintes tarefas:

1. Escolha do melhor local para sede da empresa, escritório ou loja
2. Definição, se possível, da melhor posição para a porta de entrada
3. Distribuição ideal dos setores da empresa, em função de suas características: contabilidade, gerência, reuniões, recursos humanos, etc.
4. Em estabelecimentos comerciais, a melhor localização para vitrines ou mesas, caixa, contabilidade, estoque, cozinha, etc.
5. Direcionamento correto do fluxo de energia interno, através da relação entre áreas livres, ocupadas e circulações
6. Posicionamento e orientação do mobiliário e partir das direções pessoais mais favoráveis
7. Escolha dos elementos decorativos, materiais e cores adequados ao padrão de energia de cada ambiente

Se você não é o dono da empresa, e não pode implementar o Feng Shui de maneira completa contratando um profissional, existem algumas recomendações gerais que podem ajudar:

1. Evite sentar-se diretamente em frente a uma porta. O fluxo de energia aí é muito acelerado e pode causar desde falta de concentração até problemas de saúde. Se não for possível mudar a mesa de local, coloque algum tipo de anteparo entre sua mesa e a porta.
2. Evite, também, sentar-se de costas para a entrada da sala. Essa é, logicamente, uma posição vulnerável. Suas costas devem estar sempre protegidas por uma parede, divisória ou mesmo uma grande estante. Pelo mesmo motivo, é desfavorável sentar-se de costas para uma janela. Neste caso, mantenha a cortina sempre fechada atrás de você.
3. A posição ideal para uma mesa de trabalho é aquela em que é possível ver a porta de entrada, sem estar exatamente em frente a ela.
4. Proteja-se de quinas de pilares, paredes e estantes apontando em sua direção. Desvio o fluxo acelerado da energia com a colocação de algum objeto, como uma planta ou uma escultura, entre a quina e você. Ou então mude a posição da mesa.
5. Permanecer em baixo de vigas aparentes no teto pode causar dor de cabeça e prejudicar a criatividade. A irregularidade de alturas no teto desvia o fluxo de energia para baixo, causando opressão.
6. Os ambientes devem ser limpos e bem organizados. O ideal é que recebam luz natural. A luz artificial deve ser clara, porém suave, através de iluminação indireta, e não brilhante como a das lâmpadas aparentes. A lâmpada incandescente é mais favorável para criar uma atmosfera confortante.
7. O formato da sala deve ser regular. Formatos irregulares, com quinas e diagonais, devem ser evitados.
8. Pesquise a experiência das pessoas que ocuparam a sala antes de você. Se várias tiveram problemas de saúde, financeiros, ou foram afastadas da empresa, a sala pode estar exercendo uma influência negativa. Se foram bem-sucedidas e saíram para ocupar melhores posições, é grande a chance de você também ser beneficiado.

Arquiteta Aline Mendes.

Um comentário:

  1. Oi Sonia, boa noite! Preciso de sua ajuda no sentido de saber como curar um terreno que é triangular, ele é mais largo na frente e vai afinando no fundo. O Lugar é agradavel bem gostoso, tem espaço para os meus 5 caes por optamos pela casa e agora ouço falar mal de terrenos triangulares e a porta de entrada (nao o portão da rua) é na diagonal e dá para um jardim zen que estou fazendo. MUITO OBRIGADA DE CORAÇÃO!!

    ResponderExcluir

Favor enviar e-mail para resposta.