Translate

sábado, 4 de setembro de 2010

Feng Shui - Curso Básico

Lição Três - O Principio da Harmonia.

O Princípio da Harmonia é o mais importante conceito filosófico na China. Isto pode ser aplicado às casas. Este princípio simplesmente afirma que sua casa deve ser mais ou menos do mesmo tamanho que as casas vizinhas. Se a sua casa é excepcionalmente alta, estará sujeita ao ataque dos ventos de todas as direções. Se for excepcionalmente pequena, ela será oprimida como uma criança pequena intimidada por garotos mais velhos. No primeiro caso, a casa fica vulnerável ao ataque de Sha Qi. No segundo caso, é difícil para a casa receber Sheng Qi. Você pode perguntar “Não é mais fácil para uma casa alta receber Sheng Qi justamente por não estar bloqueada pelas casas vizinhas?”. Sheng qi chega de modo sinuoso, serpeteante. Uma construção muito exposta estará sujeita ao impacto direto do Qi vindo de todas as direções. Se o Qi não é direcionado, tende a fluir em linha reta sendo mais provável que seja Sha Qi do que Sheng Qi.

Internamente, o tamanho e a quantidade de móveis também precisam se ajustar com a casa. Para uma casa pequena com muitos móveis, o Qi não pode fluir sem obstruções para todos os ambientes. Por outro lado, uma casa espaçosa com pequenos móveis fica ‘vazia’ e o Qi não pode ser retido. Da mesma forma, uma casa grande não é adequada a uma família de uma ou duas pessoas. Haverá carência do calor do Qi humano. Por outro lado, muitas pessoas morando numa casa pequena estarão sujeitas a conflito e, por conseguinte, Sha Qi.

O Princípio da Harmonia é uma verdade universal em todos os tempos.
Nota: O Princípio da Harmonia é a essência do Confucionismo e não tem nenhuma relação com a seção dourada 0.618, um dos números maravilhosos da Matemática. ***

Master Joseph Yu - Tradução Arq. Riceles Araujo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.