Translate

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Feng Shui - Curso Básico

Lição Dezessete - O Octógono – Um Belo Mal-entendido

O octógono é usado como símbolo do Ba Gua. Esta é na realidade uma confusão aceita como verdade, um belo mal-entendido.O Xian Tian Ba Gua era construído conforme a seguinte descrição:

O Céu e a Terra determinam as posições.
A Montanha e o pântano podem trocar qi.
O Trovão e o Vento ecoam.
A Água e o Fogo não atacam um ao outro.

Era bastante lógico visualizar o Céu em cima e a Terra embaixo. Este par determina a posição dos oito trigramas.Os outros três pares opostos são Montanha e Pântano, Trovão e Vento, Água e Fogo.



O diagrama acima é perfeitamente simétrico horizontal e verticalmente, mas não é perfeitamente radial. Alguns artistas acreditavam que ele poderia ser mais atrativo aos olhos se um octógono fosse usado no lugar de um quadrado. Por isso, o Ba Gua tomou a forma de um octógono. Entretanto, ele pode ser mais simétrico se um círculo fosse usado para representar o Ba Gua e se os trigramas fossem desenhados com arcos no lugar de linhas! A razão dessa forma não ter sido adotada é por que era difícil de desenhar.
Na realidade, o Ba Gua é apenas um conceito. O octógono é a representação pictórica deste conceito. Pode ser representado por um quadrado ou por um círculo. O octógono não é o Ba Gua e o Ba Gua é não um octógono.
O Hou Tian Ba Gua foi derivado do Luo Shu que era um quadrado dividido em nove quadrados iguais. Este é usado nos estudos de Feng Shui como um mapa de energia sobre uma superfície bidimensional (planta-baixa do imóvel).


Se um “Ba Gua” é para ser usado sobreposto à planta-baixa para analisar o feng shui de uma casa, um quadrado é realmente mais conveniente que um octógono. Entretanto, o correto a ser utilizado não é nem um quadrado nem um octógono. (Veja a Lição Nove).

Master Joseph Yu - Tradução Arquiteto Riceles Araujo Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.