Translate

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Feng Shui - Curso Básico

Lição Dezenove - Aquários e Plantas


Aquários são comumente usados como item de Feng Shui. Em geral, mestres de Feng Shui recomendam colocar 6 peixes dourados e 1 peixe preto no aquário. Ele pode explicar que os peixes dourados trarão prosperidade para família ou para o negócio enquanto o peixe preto absorverá sha qi. O peixe preto é mais vulnerável ao ataque de sha qi e morrerá facilmente. O peixe morto deve ser removido e substituído por outro peixe preto.

A razão pela qual usamos aquários em Feng Shui é porque queremos usar água em certas áreas da casa. Os peixes são para que a água se movimente e tenha “vida”. Água é usada para reter sheng qi. É um ensinamento irresponsável dizer que aquele peixe preto é para absorver sha qi. Quando o peixe morre, não é pelo seu dono. Um peixe morto, claro, precisa ser substituído. Os motivos para usar 6 peixes dourados e um peixe preto são:
1. 1 e 6 juntos representam água na Carta do Rio;
2. Dourado é uma cor metálica e metal fortalece a água;
3. Preto é a cor da água

É a água que traz prosperidade se corretamente posicionada e não os peixes dourados. É a água que abranda o sha qi e não o peixe preto.



Plantas vivas também são usadas com freqüência em Feng Shui. Diz-se que plantas folhas grandes trazem prosperidade enquanto plantas com espinhos repelem sha qi. Isso nem sempre é verdade.

O uso de plantas é duplo. Quando usamos plantas em vaso, estamos utilizando os elementos Terra e Madeira. Se a planta é forte e robusta, estamos usando mais madeira que terra. Se a planta é delgada e frágil, nós estamos usando mais terra que madeira. Também usamos um grande vaso de plantas para representar uma “montanha”. Isto tem mais relação com saúde do que com prosperidade. Uma planta sadia representa “vida” e também pode produzir oxigênio. Se uma planta aquática é usada, nós estamos utilizando os elementos Madeira e Água. Isto é para fortalecer o sucesso acadêmico e romance. Flores frescas num vaso bonito produzem o mesmo efeito (ver Lições Treze, Quatorze e Quinze).

Master Joseph Yu - Tradução Arquiteto Riceles Araujo Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.