Translate

domingo, 14 de novembro de 2010

Feng Shui - Curso Básico


Lição Vinte - 9 Palácios e 8 Direções (Esta lição é para Estudantes Avançados)

1. Luo Shu
Como aceito por todos os profissionais de Feng Shui, o Luo Shu foi encontrado sobre a carapaça de uma tartaruga gigante na forma de pontos coloridos em 9 posições do casco. Os pontos não estavam separados por linhas. O casco da tartaruga não estava dividido em 8 fatias ou em 9 quadrados.

2. Coração Celestial
Na Filosofia Chinesa, o coração é tudo e o coração é nada. Isto significa que um coração abriga todo o espaço e abriga nenhum espaço.
Em Xuan Kong Feng Shui, o coração celestial é a Estrela do Período. Esta, junto com o assentamento e a direção da casa, define a Carta das Estrelas da casa.

3. Palácio Central
A palavra “Palácio” não é necessariamente usada para significar espaço. Por exemplo, o “Palácio da Vida” não ocupa nenhum espaço. O palácio central não ocupa nenhum espaço, mas é o palácio mais importante da carta das estrelas. Não somente governa a localização de todas as outras estrelas nas oito direções, a estrela da direção e a estrela do assentamento no centro nos fala muito a respeito da casa.

4. O que está nos livros antigos.
Nos livros escritos há mais de 100 anos, os diagramas eram feitos à mão livre com pincéis. Estes diagramas tinham somente uma indicação de como a carta devia ser lida. Junto à planta-baixa desenhada de modo grosseiro está a carta das estrelas (sem os quadrados) orientada de modo a mostrar a direção da face e do assentamento. Isto não é uma trama de nove quadrados superposta à planta-baixa. Em alguns livros modernos, o anel das vinte e quatro montanhas da Luo Pan é sobreposto à planta-baixa de tal forma que os objetos do interior e do exterior do imóvel podem ser localizados dentro de cada uma das vinte e quatro montanhas. Isso ajuda os leitores a entender melhor a situação. Eu fico aborrecido com as pessoas que insultam o bom trabalho realizado por estes modernos escritores.
Quando faço uma consulta, por experiência posso falar a localização das estrelas e dos objetos na maioria das casas. Em caso de dúvida, eu uso o template sobre a planta-baixa para localizar exatamente onde a porta ou outro objeto exterior está. Este é o porquê da necessidade de encontrar o centro da casa. Isto se chama “zhong yang li ji”.

5. Com o que se parece um Palácio?
Um palácio se parece com um retângulo, uma cunha (fatia) ou com um trapézio?
Ele não tem a aparência de nenhuma destas figuras. Nós estamos interessados somente na direção dos objetos em relação ao centro da casa. O template da Luo Pan (ver Lição Nove) superposto à planta-baixa claramente indica as direções dos objetos. Também indica de qual direção a “estrela” vem.
Dentro de uma casa, cada ambiente pode conter mais de um palácio. Então, o ambiente está sob a influència do qi destes palácios. Todas a combinações devem ser consideradas. Isto é porque “o qi cavalga no vento” e “o qi irá parar numa barreira”. Sem paredes separando diferents palácios, o qi irá simplesmente se misturar. Entretanto, formas exteriores atuam somente sobre as estrelas de um palácio em particular.
Você pode facilemente visualizar que se você usa nove retângulos em sua carta, você não pode dizer de qual montanha o qi está vindo, em qual montanha uma estrada se origina, para qual montanha a estrada se dirige, etc... ***

Master Joseph Yu - Tradução Arquiteto Riceles Araujo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.