Translate

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A relação entre os Cinco Elementos e as atividades econômicas.


Normalmente quando um consultor de Feng Shui vai assessorar uma firma ele usa em seu trabalho as técnicas mais importantes e eficazes na busca de um melhor desempenho da empresa. Utiliza a Xuan Kong Fei Xing (Estrelas Voadoras), verificando principalmente de que direção estão vindo as Estrelas da Água mais auspiciosas. Atualmente se detém principalmente em analisar como pode melhor aproveitar a energia da Estrela da Água 8, regente do período. Analisa o “design” da empresa. Estuda os fluxos do Qi: o fluxo externo, o fluxo interno, o fluxo das pessoas e o fluxo do dinheiro. Buscando a realização de um lucro maior, aplica também Métodos da Água (Dragões da Água). Entretanto, existem outros aspectos que, podem ajudar a melhorar ainda mais os resultados da empresa. E um desses itens a ser abordado diz respeito à relação existente entre a atividade principal da empresa e um dos cinco elementos.

A cada atividade econômica, conforme a natureza do negócio, está associada um dos elementos, como veremos a seguir alguns exemplos.

- Madeira
Ao elemento Madeira estão associadas diversas atividades, como as relacionadas com criatividade (desenho, arquitetura, paisagismo); alimentação (restaurante, pizzaria, mercearia, lanchonete); saúde (farmácia, consultório médico, consultório dentário, consultório psicológico, consultório veterinário, hospital); plantas (floricultura, floristas), literatura (escrever livros, ler livros); ensino (escola), papéis (fabricação, venda).

- Fogo
Entre as várias atividades relacionadas com o elemento Fogo destacam-se aquelas que dizem respeito à moda; às indústrias que utilizam fogo no processo de fabricação; às indústrias químicas; casas de espetáculos; beleza; animais, e tintas.

- Terra
As principais atividades vinculadas ao elemento Terra são as que tratam de armazenagem; segurança; estabilidade e construção.

- Metal
As atividades mais importantes associadas ao elemento Metal são atividades relacionadas com dinheiro, investimento e câmbio; aconselhamento, consultoria e auditoria, e metalurgia.

- Água
O elemento Água está vinculado à comunicação; rádio; internet; música; fala; transporte e viagens; líquidos e limpeza.

É bom destacar que a relação não é tão simples. Antes de se associar um tipo de empreendimento a um determinado elemento é muito importante fazer-se uma reflexão sobre a natureza do negócio. A seguir são apresentados dois exemplos para que se possa ter uma idéia da complexidade da associação. A atividade relacionada com a saúde, como foi já visto, está relacionada ao elemento Madeira, portanto o médico está associado ao elemento Madeira. Já o cirurgião geralmente é Madeira com Metal e o cirurgião plástico, Madeira com Fogo. Vendas é uma atividade tipo Água, mas a loja de plantas é Madeira; a de animais, Fogo; a de carros, Metal e a de móveis, Madeira.

Ao analisar-se uma atividade econômica temos que ter em mente que para ela o mais importante é o elemento que gera o elemento associado à atividade. Por exemplo, em uma padaria, que tem como elemento associado o Fogo, a Madeira que gera o Fogo é o elemento que deve predominar como principal e, secundariamente, o próprio Fogo.

Essa associação da atividade com um dos elementos é bastante utilizada quando é feita a escolha de um logotipo, cartão de visita, placa de propaganda ou colocação do nome da empresa na fachada do imóvel. A escolha deve priorizar um visual que seja bonito, esteja relacionado com a atividade e que contemple os elementos que favoreçam o negócio. O elemento predominante deve ser o que gera e elemento associado à atividade principal da empresa. Secundariamente deve ser colocado o elemento associado à atividade e, se possível, um pouquinho do elemento controlado pelo elemento relacionado à atividade. No caso de uma padaria, por exemplo, o painel colocado na fachada do prédio deveria conter prioritariamente a Madeira, secundariamente o Fogo e um pouco de Metal. Esses elementos apareceriam na fachada através de cores, formas e tipos de letras. Mas, não se esqueçam, esse é apenas um dos aspectos da análise de Feng Shui, nunca devemos olvidar o que vão nos informar as técnicas mais importantes, como a Xuan Kong Fei Xing.


Por José Francisco Kanarzveski Consultor de Feng Shui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.