Translate

domingo, 19 de agosto de 2012

Os Cinco Elementos - Wuxing e Aspectos


Antes de reconhecermos a forma, a energia aconteceu. O pré-requisito para a compreensão do Qi tangível e intangível – seja na avaliação das formas e aspectos exteriores ou interiores – é compreender que Qi intangível é a origem de toda e qualquer aparência tangível. Se observarmos uma forma triangular, esta forma é meramente um sintoma de um determinado Qi subjacente. Contemplamos o movimento e o sentido de Qi, atribuímos limites, temos como conseqüência a forma e compreenderemos que existe somente um Qi indivisível. Quando estivermos nele, discutiremos porque usar pequenos objetos para ajustes de Feng Shui pode não ter o efeito que você tinha antecipado e porque você pode ter que diminuir suas expectativas a respeito das influências e efeitos eventuais. Antes que confiemos na influência e no efeito do aspecto e da forma, outros fatores vêm primeiramente.

Aspecto Madeira
A madeira é expansão, estabelecemos um movimento ascendente forte (seta). É uma força especialmente definida - explosiva se preferir -, seu escape não pode ser parado ou redirecionado facilmente.



Aspecto Fogo
As setas indicam que o radiante Fogo seria primeiro tipicamente ascendente, então para o exterior. Energia em seu ponto final, tanta que sua única opção deixada é retornar ao centro.




Aspecto Terra
Terra é a energia de volta em sua fase de recolhimento. Energia coletada, não ainda movendo-se para o interior. Imagem de um quadrado, ou com uma mudança ligeira nas forças envolvidas, um retângulo horizontal.


Aspecto Metal
Movimento em espiral para dentro rápida e decisivamente. Imagem do círculo, da abóbada (domo) ou da elipse (oval).


Aspecto Água
Movimento horizontal inclinado para um ponto onde encontramos o Qi fluido, desintegrando-se.





Master Heluo - tradução do Arquiteto Riceles Araujo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.