Translate

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Aparência e Forma em Feng Shui – Parte 5

Exemplos de Formas e Estrelas


Encontrar a Forma presente e então classificar esta Forma usando Wuxing é uma etapa vital em nossa análise, mas é somente a primeira etapa. Estabelecer a presença ou a ausência da Forma é um fator crucial em nossa avaliação de uma carta das Estrelas Voadoras e sua influência sobre as pessoas.

Entretanto, nós necessitamos distinguir entre Formas no exterior e no interior, onde as primeiras se sobrepõem às últimas, ou ao menos, nós não podemos trabalhar com Formas internas sem ter trabalhado com as Formas externas. Se nós encontramos a Forma presente, nós necessitamos ainda estabelecer o volume. O volume de uma montanha decidirá muito da influência e do efeito eventual desta Forma sobre uma estrela específica. Uma montanha grande moldará mais de sua influência do que uma minúscula. A distância e a posição são outros fatores cruciais, bem como a direção e o alinhamento. A oportunidade é crucial também, porque a mesma montanha moldará uma influência diferente no período 7 do que no período 8. Nós necessitamos avaliar aspectos diferentes, mas tudo simultâneo.


Reflita com cuidado nas cartas acima. Todas as cartas mostram o Fogo já forte. O Fogo da Estrela 9 é produzido pela Estrela Tempo 3 Madeira, mas o Fogo é fortalecido também pelo Palácio Fogo e além disso é confirmado por uma montanha exterior Fogo. Ainda, a primeira carta mostra o Período 7, quando a Estrela 7 é a Estrela Nobre. Se estiver tudo dentro da proporção, a Estrela 7 pode ser capaz de suportar esta influência Fogo.

A segunda carta mostra a mesma situação, mas para o período 8, quando a estrela 7 é Tuì (Tuì _ retirada, em declínio, esta fase é também citada como Shuāi _ declínio, diminuição), que deixa a Estrela 7 mais fraca e pode ativar suas características nocivas. Nesta situação, Fogo pode dominar, causando resultados indesejáveis. Geralmente se diz que as montanhas e as elevações no ambiente influenciarão os Dragões da Montanha, mas nós não podemos descartar a influência das montanhas sobre os Dragões da Água.

Sobre as montanhas se diz que produzem a qualidade das pessoas. Se uma nação e sua população serão benevolentes ou maléficas depende da terra, da paisagem, a fertilidade da terra. Montanhas feias, com formas ásperas e, além disso, bruscas e inférteis pressagiam agressividade. As terras planas com nenhuma elevação produzem pessoas ousadas e meticulosas. Geralmente diz-se que montanhas admiráveis e paisagens bonitas são boas para o crescimento da população e promoverão boas pessoas.

Alguns praticantes contam também com o fator de semelhança, onde registram que a forma de uma montanha pode se assemelhar a uma cabaça, um elefante, um macaco, um suporte para pincéis e assim por diante, mas se você escolhe seguir este raciocínio você deve anotar que isto pode vir somente e especialmente por último em suas avaliações, ao menos não antes que você tomou cuidado de todos fatores restantes, tais como Wuxing da montanha, de sua posição, sua intensidade e assim por diante. É somente lógica.

Mestre Heluo     www.heluo.nl                                                         Tradução de Riceles Araujo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.