Translate

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Feng Shui e a Manutenção de uma Propriedade Francesa - Final

          Nós escolhemos nossa casa de campo de férias na França por sua localização e ambiente mais do que pelo papel de parede. Ela necessitava de uma boa renovação, e o layout e o projeto do interior tiveram que se harmonizar com as referências culturais da região para produzir um fluxo saudável do qi.

Cinco anos atrás nós compramos uma pequena propriedade francesa dilapidada com o plano de transformá-la numa casa de campo de férias. Tudo que nós tínhamos era a “casca” de uma casa de campo velha de pedra com um telhado desmoronado e nenhuma porta ou janela, mas bem colocada na paisagem. Algo como uma carta em branco para o Feng Shui! Todo o projeto teve que ser decidido e aprovado por todos, mas para este projeto Feng Shui seria igualmente tão importante quanto as referências turísticas (N.T. Informações sobre a região, uma vez que o autor e sua família são ingleses).
Eu utilizei Feng Shui Xuan Kong (ou Tempo & Espaço), um método popular usado por muitos profissionais ao redor do mundo. Meu primeiro passo foi usar a direção magnética e o ano da construção para determinar o Mapa das Estrelas Voadoras. Isso nos ajudaria a decidir a localização de paredes internas e portas, janelas e da porta de entrada através da superposição do mapa sobre a planta baixa da construção.
O Mapa das Estrelas Voadoras
A direção magnética é 183º, Sul. O ano da construção (renovação) foi 2004 com a recolocação do telhado  e a realização dos trabalhos. Isso corresponde ao período 8, o Mapa das Estrelas Voadoras é o seguinte:
Direção Sul
374 838 156
265 483 611
729 947 592
Cada grupo de 3 números representa as estrelas presentes em cada setor correspondente às direções cardeais e colaterais, incluindo também o centro. A convenção usada para identificar as estrelas em cada grupo é Estrela Montanha – Estrela Tempo – Estrela Água. Estrela Montanha está relacionada às pessoas e ao bem-estar; e Estrela Água está relacionada à prosperidade e riqueza.
Onde começar
Eu decidi começar com a localização da porta principal, a qual deveria permitir a entrada da Estrela Água 8, o qi mais benéfico deste período. A estrela estava posicionada na parede da direção Sul, então a porta principal foi colocada centralizada de modo a permitir a entrada dessa energia e seu livre fluxo através da casa.
Na extremidade da parte frontal do jardim existe um pequeno córrego sinuoso, que flui de Oeste para Leste, trazendo um fluxo constante do qi cruzando a frente da casa.
A área do jardim entre o córrego e a casa de campo seria deixada aberta com um gramado, e a fileira de árvores pequenas no outro lado do córrego ajudaria reter o qi recolhido e impedir que o vento o disperse demasiado. A planta baixa que nós decidimos é mostrada abaixo...
 

            Instalação dos equipamentos
Os serviços tiveram que ser considerados logo no início e o fornecimento de água foi conectado para permitir a preparação do concreto e a preparação do chá. O sentido da entrada do fornecimento de água e a conseqüente saída de água servida para a fossa séptica foram considerados, mas frequentemente há poucas opções. Felizmente, a melhor posição para ambos era boa.
A instalação do tanque séptico foi uma das operações mais fáceis, levando um pouco mais de meio dia com apenas alguma terra perturbada. Uma outra coisa boa a verificar de antemão é que nenhuma escavação ocorreu em direções desfavoráveis. Uma verificação rápida com a bússola mostrou que as escavações estavam no lado do Leste da casa de campo.

                                                               O Jardim Frontal
Direções como Tai Sui e Três Sha movem-se a cada ano e felizmente estavam no Sudoeste e no Sul durante esse ano não causando nenhuma ofensa.
Em seguida a eletricidade com um tanto de atraso e despesas com a 'Elecricité de France' para decidir a rota da entrada para o cabo de fornecimento. Estava demorando tanto que eu comecei a pensar que eles usavam alguma escola obscura de Feng Shui para decidir como melhor “trazer a energia” e que os anciãos estavam discutindo sobre que método era superior. Após muita discussão informaram-me que estariam empregando o uso de um 'taupe'. Meu dicionário de francês disse-me que isto significa 'toupeira', o que fortaleceu a minha teoria de que eles usavam certamente o zodíaco chinês em seu método, talvez a toupeira fosse uma versão francesa do rato? Tudo ficou esclarecido quando eu aprendi que toupeira é um inteligente tipo de dispositivo hidráulico enterrado usado para colocar as tubulações e cabos subterrâneos.
Seguiu-se então um repentino alvoroço nos trabalhos com os assoalhos, janelas, reboco, telhas e o encanamento tendo por resultado a casca de nossa casa de campo de férias pronta para nós começarmos o trabalho. Hora de verificar outra vez as leituras da bússola, e todas as paredes e aberturas estavam corretas.
Nós visávamos num sentido amplo dos apreciadores de férias da família que estaríamos procurando por repouso e por uma fatia da vida francesa mais do que uma lição de Feng Shui. Entretanto, se o Feng Shui está correto, a apreciação do repouso será mais eficaz. Uma casa de campo de ferias, ou gîte, é um risco comercial para todo o proprietário de imóveis e assim a geração da renda (lucros) também deve ser uma consideração. Portanto, um equilíbrio cuidadoso de energias da Água e da Montanha produzirá uma propriedade eficiente e bonita.
Água e Montanha
A implementação usual de colocar algum artefato com água em movimento para realçar uma estrela favorável de água não é muito prática em uma propriedade deste tipo. Colocar o banheiro e o WC em um setor onde haja tal estrela da água ativa o qi todas as vezes que o ambiente for usado, o mesmo serve para a pia da cozinha. A maioria das janelas deve também ser encontrada nas posições das estrelas água boas, permitindo entrada fácil, e às prejudiciais que sejam obstruídas por uma parede de pedra grossa. Paralelamente, ter um grande objeto na área de uma estrela favorável da montanha promoverá o qi bom da montanha, neste caso na parede posterior aonde a terreno sobe ao jardim dos fundos.
É difícil julgar se as mudanças que nós fizemos alteraram o Feng Shui da edificação original, porque ela tinha sido abandonada por aproximadamente 80 anos e nenhum dos moradores locais recordava quem tinha morado nela. Seu ano da construção era completamente desconhecido, havia somente uma em nove possibilidades de ser o mesmo. O que nos atraiu foi a localização e a direção magnética, assim eu imagino que os construtores originais estavam alertas em seguir naturalmente uma disposição favorável.
       

 O chalé pronto  
A etapa seguinte será arrumar a decoração interna na forma correta. Poucas propriedades têm um arranjo ideal e na maioria dos casos os ajustes precisam ser feitos com formas apropriadas do elemento correto.
A entrada para a cozinha tem uma estrela da água desfavorável que pode facilmente ser ajustada usando o som do metal. A idéia aqui será usar um antigo relógio de pêndulo francês para harmonizar com a decoração no lugar de um tradicional sino dos ventos chinês. A idéia geral é usar formas e cores para manipular o qi mais do que colocar artefatos caros e incompatíveis com a decoração. Feng Shui é sobre harmonia e equilíbrio, assim usando objetos e ornamentos comprados na região nós podemos facilmente ajustar e realçar as energias mantendo uma autêntica atmosfera francesa. ****
Riceles Araujo Costa traduziu Stephen Buss, que  estudou Feng Shui tradicional com Mestre Joseph Yu do Feng Shui Research Center – Toronto, Canadá. Atua profissionalmente no Reino Unido e França e pode ser contatado através do endereço http://www.home-fengshui.com Leia o artigo em inglês em: http://www.home-fengshui.com/articles.htm                                                                                                              


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.