Translate

domingo, 14 de outubro de 2012

Feng Shui e a Manutenção de uma Propriedade Francesa - Parte 1

A ideia de possuir uma casa de campo dos sonhos na região rural da França sempre foi bastante popular, mas nunca tanto quanto hoje. Muitos de nós aceitamos o desafio, entretanto, existem mais coisas além de apenas tijolos e argamassa.

Dez anos atrás mudamos para a Normandia na região Norte da França e, como nos programas de TV, transformamos uma de nossas pequenas edificações numa casa de campo em alojamento para as férias e agora deixamos para a estação de verão. Naquela época demos pouca consideração a qualquer aspecto do Feng Shui deixando as coisas bem resolvidas fazendo-a confortável e atraente às pessoas. Estamos contentes em dizer que funcionou muito bem e ainda funciona.

Há cerca de cinco anos pensamos que seria uma boa ideia encontrar uma outra velha ruína com vistas a reformá-la e transformá-la numa segunda casa de campo. A diferença desta vez é que usaríamos Feng Shui tradicional chinês para selecionar uma propriedade e projetá-la conforme as indicações (N.T.: Do estudo de Feng Shui).

Selecionando uma propriedade adequada

Além da sua adequação para uso nas férias, a edificação e seus arredores deveriam adequar-se ao princípio “da poltrona”: ter o terreno elevado nos fundos representando a tartaruga negra e algumas elevações de terra em cada lado para apoiar o tigre branco e o dragão cerúleo. Na frente deveria ter preferivelmente uma área aberta para a direção Sul e uma estrada tranquila nas proximidades.

A edificação que finalmente encontramos e que atendia as condições descritas estava em um estado de ruína completa, sem eletricidade, água, instalações sanitárias ou qualquer coisa além de quatro paredes sólidas. Isto teve um certo apelo porque poderíamos modificar a estrutura e sua energia de acordo com nossos propósitos, e começar a partir de uma ruína fazendo tudo eu mesmo era melhor do que usar uma casa reformada e ter que retirar primeiro os serviços mal feitos.



A direção magnética

A primeira coisa a estabelecer foi a orientação magnética. Eu uso uma bússola normal com visor marcando exatamente os graus, então encontro a direção em chinês em tabelas. Após a medida cuidadosa no exterior da edificação, eu determinei que sua frente está direcionada aproximadamente para o Sul em exatos 183 graus. Por interpolação, a direção do assentamento (fundos) está ao Norte, ou Kan, setor na segunda montanha - Zi.


O período da construção

O tópico seguinte a estabelecer foi o período da construção de modo que eu pudesse calcular a Carta das Estrelas Voadoras. O trabalho teria que começar em breve, pois o período mudaria em três anos no dia 4 de fevereiro 2004. Era melhor esperar para começar o trabalho a fim de se beneficiar da mudança do qi que então se prolongaria pelos próximos 20 anos, melhor que usar o qi em decrescimento do período 7.

Agora, eu tenho que confessar neste momento que a razão para o telhado ser executado em julho 2004 não foi tanto uma decisão consciente para se beneficiar inteiramente da energia nova do período 8, mas sim o fato que era a data mais próxima que nosso operário (que conserta telhados) poderia concluí-lo. Eu tentei me consolar com a idéia que esta era a mão do destino guiando as coisas para o nosso caminho, mas a conexão entre o destino cósmico e a programação do artesão francês foi muito sutil!

Entretanto, isso determinou o período de tempo para a carta das estrelas voadoras e assim poderíamos agora começar a planejar a disposição interna e o jardim. Nós tínhamos nosso telhado, nossa autorização de projeto, tínhamos nossos construtores prontos para começar. Descubra como aplicamos tudo isso ao projeto final da casa de campo na parte seguinte deste artigo.

(Conclui na próxima edição)

Riceles Araujo Costa traduziu Stephen Buss, que  estudou Feng Shui tradicional com Mestre Joseph Yu do Feng Shui Research Center – Toronto, Canadá. Atua profissionalmente no Reino Unido e França e pode ser contatado através do endereço http://www.home-fengshui.com Leia o artigo em inglês em: http://www.home-fengshui.com/articles.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor enviar e-mail para resposta.