Translate

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Passando o passado a limpo.


Estou começando hoje a gravar, para depois digitar, o que eu sei da historia da minha família de origem e de seus antepassados. Tenho que fazer isso porque sou a pessoa mais velha atualmente e, se eu não passar o que sei assim que eu me for, tudo irá também.

Qual é a importância disso? Para mim, saber de onde viemos, quais as batalhas que nossos antepassados lutaram, como viveram é muito importante. Eu tinha dez anos de idade quando morreu uma de minhas avós, a vó Armilla e guardei todas as fotos e negativos em vidro que ela deixou. Eu já gostava das histórias dos antigos.


Sabendo como eram nossos antepassados descobrimos coisas físicas e mentais que herdamos deles. Podemos nos orgulhar (ou não), mas vamos sempre aprender e talvez sirva para nos tornarmos melhores pessoas, cometendo menos erros.

Tive a curiosidade de fazer o mapa das Estrelas do Feng Shui da casa de um de meus avós e descobri que ela era boa para a prosperidade e má para relacionamentos, tanto do casal como com os filhos.Meus avós se separaram em 1945, fato muito raro na época e quase todos os filhos não gostavam de meu avô.


Eu nasci no mesmo dia que esse avô e tive o prazer de ser muito querida e especial para ele. Éramos amigos nós dois. A tarde depois de fazer a lição eu ia para casa dele conversar. Aprendi muito com o velho e querido português, que veio para o Brasil com doze anos e foi autodidata para ler, escrever, saber historia e outras coisas do mundo e ainda criar um grande patrimônio para a família.

Estou juntando as memórias e tenho certeza de que vou sair disso mais sabia.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Casa limpa e arrumada mantem o Sheng Qi (boa energia)

Descobri na internet este artigo sobre os princípios da ordem de Marie Kondo. Gostei muito e compartilho com vocês porque sempre falo sobre a ordem das coisas e esse método é bem interessante.

Uma casa limpa e arrumada é um dos princípios básicos do Feng Shui para manter Sheng Qi (Qi positivo).

A japonesa Marie Kondo, um perita em ordem escreveu um livro que oferece aconselhamento para a realização de limpeza eficaz e para se livrar de tudo o que você não precisa mais e ainda quer manter "just in case".

As principais dicas Marie Kondo são:

1. Guarde apenas o que te dá alegria. 
A questão, de acordo com o livro é: "Será que ela acende nossa alegria?". A ideia é recuperar o atraso  de tudo e pensar se é algo que estamos felizes em ter ou não. Se a resposta for sim, então ele fica. Se a resposta for não, melhor passar adiante.



2. Não classificar áreas, ordenar por categorias.
De acordo com Marie, desta forma podemos conseguir uma ordem melhor. Juntando tudo o que temos em casa, em um só lugar, fazendo a seleção de só o que nos dá alegria e  então lidar com o armazenamento.

3. Faça tudo de uma vez.
Ela recomenda  dedicar um tempo para começar e terminar no mesmo dia, de modo a optar pela ordem.

4. Em primeiro lugar, descartar o que não queremos, só então a ordem.
Quando sabemos o que realmente queremos em nossa casa, aí ordenamos.

5. Comece com o mais fácil, para não abandonar a ordem.
De acordo com Marie mais fácil é a roupa. Deve ser dividido em vestes superior (camisas, blusas, ...), inferiores (calças, saias, ...), vestuário em cabides que variam (vestidos, jaquetas ...), meias, cuecas, bolsas, acessórios e específicos / sazonais (fato de banho, uniformes, ...) roupas.
A ordem é: roupas, livros, documentos, artigos diversos e, eventualmente, as memórias.

6. Não compre artefatos para organizar, ocupam espaço e você não pode ver o que está dentro.

7. Dobrar a roupa de modo que possa ser colocada verticalmente.
A não ser  as roupas que são penduradas, é bom dobrar pelo método de Marie. Então as vestes, além de ocupar menos espaço, estão agora expostas e podemos ver tudo o que temos sem agitação.

Marie "Konmari" Kondo   https://www.facebook.com/konmarimethod